Conheça a impressora 3D que imprime robôs prontos e funcionais

impressão 1d de robôs maxdesign bit corte impressão 3dProvavelmente  o sonho de toda  criança que assistiu seriados de mechas, seria ter um próprio robô funcional, já podemos afirmar sobretudo que, pode ser considerado uma realidade contemporânea. Clique para prosseguir a leitura dessa incrível impressora 3D que imprime robôs completos e funcionais.

Pode construir um robô que pode então reproduzir tudo o que um ser humano pode fazer é extremamente complicado e caro para todo cidadão e companhia. Foi seguindo essa linha de pensamento que então, pesquisadores de Universidade de TI de Copenhague estão fez exatamente contrário: construindo robôs incrivelmente simples e completamente funcionais, sob demanda, que fazem apenas o que os humanos não conseguem fazer.
Em um artigo acadêmico publicado no IEEE Robotics and Automation Letters, uma equipe do Robotics, Evolution e Art Lab (REAL) da Universidade de Copenhague, comandada pelo professor associado Sebastian Risi, desenvolveu o que eles chamam de “impressão em 1D” que pode criar robôs a partir de fios de arame, projetados para cumprir uma funções bem específicas.

A impressora tridimensional funciona de maneira semelhante às máquinas industriais de dobragem de arames, fazendo extrusão em um comprimento de metal fino que é curvado em vários ângulos para criar formas que podem ser usadas como membros ou ferramentas para criar os robôs impressos em 1D. A impressora também liga automaticamente os motores elétricos direto à estrutura do fio à medida que está sendo extrudida, o que fornece funcionalidade aos robôs 3D quando estão completos.

Devido à tamanha simplicidade de sua estrutura e componentes, os robôs impressos em 3D são ainda são pouco limitados no que podem fazer por nós e si mesmos. Eles não vão te trazer um copo de leite, mas os cientistas da universidade de TI de Copenhague acreditam que podem ser bem úteis para poder explorar áreas inacessíveis aos seres humanos. Em um exemplo um simples robô de arame pode escalar passo a passo dentro de um cano, mas ele pode ser equipado com uma câmera sem fio para mostrar uma área de difícil acesso, ou até mesmo levar outros sensores para dizer se é seguro ou não para um humano poder acessar o local.

O que torna esta tecnologia de impressão em primeiro plano única, no entanto, é que sobremaneira os robôs não precisam ser fisicamente projetados por um ser humano como nós, isso porque a equipe também desenvolveu um algoritmo que pode projetar de uma forma autônoma um robô para uma determinada tarefa solicitada, isso quando alimentado com os requisitos e restrições específicas. Por exemplo, quando um trabalhador de resgate pode chegar a precisar de um robô que possa andar em escombros soltos, mas também pode se espremer através de um buraco com apenas alguns centímetros de tamanho.

Confira o vídeo abaixo:

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *