Conheça o novo padrão para deficientes visuais acessar o computador

display braileUma grande parte de empresas do ramo de tecnologia se esforça continuamente para oferecer serviços de acessibilidade para poder ajudar pessoas com deficiências diversas, inclusive a visual. Porém, apesar das iniciativas na maioria das vezes, são diferentes umas das outras, o que pode prejudicar bastante quanto a adaptação desse grupo de pessoas. Porém, um novo esforço da indústria de eletrônicos está prestes a mudar isso, clique para prosseguir.

A USB-IF (USB Implementers Forum) anunciou nesta semana que criou um padrão para displays em língua braille (ou como muitos chamam de linha braille) — ainda apoiado por grandes empresas de iniciativa e padrão revolucionário como Microsoft, Apple e Google — que tornará mais fácil a vida dos deficientes visuais que precisam acessar recursos digitais, de modo que estes usuários não precisem procurar por softwares customizados para diferentes sistemas operacionais ou até mesmo leitores eletrônicos fora de padrão.

O display braille como ilustrado no inicio dessa matéria, nada mais é do que um sistema de leitor de tela embutido feito com raspberry pi zero, que roda em segundo plano em um computador, quando embarcado. Assim, o usuário pode solicitar que o programa fale com ele ou mostre a representação de uma palavra no dispositivo. A USB-IF esteve envolvida no processo, pois é uma entidade que auxilia no desenvolvimento de padrões e promove a adoção e implementação da tecnologia USB — utilizada em vários aparelhos display braille.

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *