Impressoras 3D estão passando por um processo judicial

Os Estados Unidos estão travando uma batalha judicial contra impressoras 3D, por não atenderem certas legislações de estados. Mas clique para prosseguir a leitura.

Há 5 anos atrás, muitas pessoas pensaram que o famoso Cody Wilson não era apenas mais do que um mero fanático de ideias de filme. A revista New Yorker havia descrito sua retórica sobre o desenvolvimento de projetos de fabricação de certas armas de fogo impressas em 3D cujos projetos disponíveis para qualquer pessoa na internet como “divorciada ideia de uso sob qualquer realidade prática”.
Já em 2018, e a empresa de Wilson, a conhecida Defense Distributed, ainda aparece nas manchetes como uma grande ameaça à segurança nacional dos cidadãos americanos. Quando Donald Trump entrou no assunto durante essa semana, e nesta terça-feira (1º), um juiz federal americano proibiu que o rapaz de 30 anos relançasse seu site, privando todos projetos em CAD para impressão 3D.
O site em questão é o site DEFCAD.org, um conhecido repositório online de modelos e instruções para a impressão 3D de armas de fogo e suprimentos balísticos. Em teoria, qualquer um com uma impressora 3D razoável poderia entrar no site, baixar um arquivo e ainda imprimir uma arma com plástico ou outros materiais.

Muitos envolvidos do governo dos Estados Unidos parecem discordar do que cidadãos americanos precisem do site para manter sua defesa pessoal. Wilson e sua organização planejaram relançar o DEFCAD.org nesta quarta-feira. Mas o site tinha saído do ar em 2013, depois que o Departamento de Defesa Americano ameaçou processar a firma Defense Distributed, alegando que a publicação de tais arquivos em CAD violava regras de exportação federais americanas.

Foi com a ajuda do grupo de defesa do direito de porte de armas Second Amendment Foundation, que Wilson entrou com uma ação judicial contra o Departamento de Estado ainda em 2015, afirmando que o órgão então violou o seus direitos de liberdade de expressão conforme a carta de independência dos estados unidos intitula. E, em junho, o Departamento de Justiça da administração Trump ofereceu a Wilson um acordo que acabaria com a ação judicial e permitiria que a Defense Distributed publicasse os projetos para impressão 3D de armas na internet mais uma vez.

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *