Madeira de bambu é utilizada para construir casas inteiras na indonésia

bamboo-house-ted-talk-sharma-springs-elora-hardy-ibuku-bali-71Um cara chamado Alora Hardy decidu largar uma carreira de sucesso no mundo da moda em Nova Iorque para juntar-se aos pais neste grande projeto (Ibuku) que é a construção de casas sustentáveis, feitas inteiramente de bambu, algo que a mesma afirma vir revolucionar o mundo da construção pelas características únicas do material que, surpreendentemente, conta como uma erva e não como madeira.

John e Cynthia Hardy, pais de Alora, fundaram em Bali a Green School e foi por se sentir inspirada por estes, e pelo seu trabalho que mudou de continente e de vida. A Green School é uma escola primária onde são ensinadas às crianças a responsabilidade e sustentabilidade a nível local e global. Teve tanto sucesso que serviu de plataforma para a construção de Green Business, sítio onde é ensinado e feito por adultos mobília em bamboo e que serve para decorar os edifícios também eles construídos inteiramente deste material, fazendo parte da apelidada Green Village.

É juntamente com o conjunto de artesãos, arquitetos e designers que compõem a Ibuku (Mãe Terra) que Alora trabalha, fazendo reverter parte das receitas para este projeto iniciado pelos seus pais.

bamboo-house-ted-talk-sharma-springs-elora-hardy-ibuku-bali-14

O bamboo apresenta uma série de vantagens à construção neste país asiático não só por ser mais barato, mas porque “cresce à nossa volta, é forte, é elegante, resistente a terramotos” tal como afirma Alora à TED. Tem a força de compressão do cimento e a relação resistência-peso do aço para além de que cresce extremamente rápido.

Segundo dados estatísticos oferecidos por Alora, o bamboo cresce 1 metro numa semana pelo que uma plantação é sustentável no final de 3 anos. Outro dado irrefutável da qualidade desta alternativa ecológica, é que em 5 anos, a Ibuku já construiu 50 estruturas, combatendo não só os desafios arquitetónicos como o facto de o bamboo não ter um comportamento regular, mas também fatores ambientais como os danos causados pelos insetos, que são combatidos através da aplicação de uma camada protetora.

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *