Pesquisadores criaram primeiro protótipo de nave interestelar da humanidade utilizando arduino

protótipo de nave interestelar feito com arduinoNesse artigo vamos te mostrar o primeiro protótipo de nave interestelar da humanidade, que foi criada usando microcontroladores e uma placa arduino. Clique para prosseguir a leitura desse protótipo inovador.

Aindo do ano passado, o empreendimento de exploração extraterrestre Breakthrough Initiatives havia anunciado um plano ambicioso para enviar várias naves espaciais para nosso sistema estelar vizinho mais próximo, o Alpha Centauri. O projeto, chamado Breakthrough Starshot, está focado em lançar pequenas naves para o espaço a velocidades impressionantes. Recentemente, o projeto deu um grande salto em direção ao seu objetivo final ao enviar com êxito seis naves de teste para a baixa da órbita terrestre.

A pequena nave espacial, apelidada de “Sprites”, tem 3,5 centímetros de cada lado e pesa cerca de quatro gramas. O engenheiro aeroespacial chamado Zac Manchester, que lidera o projeto Sprites, vem trabalhando nelas nos últimos dez anos, e em consideração final havia escolhido arduino para se trabalhar com esse projeto.

“O que decidimos fazer desde no projeto desde o início foi então testar os limites de tamanho de uma nave espacial”, disse Manchester a uma entrevista. “A questão foi  de quanto mais compacto poderíamos fazer um simples satélite e ainda torná-lo capaz de algo útil. Um dos desafios é como obter energia o suficiente, e ainda dada a pequena energia que você consegue colher, como se comunicar com a Terra?”

Manchester e seus colegas pesquisadores esperam que, eventualmente, naves espaciais compactas similares aos Sprites, chamadas de StarChips (que também são feitos com arduino), possam viajar a 20% da velocidade da luz, o que se traduz em cerca de 214.300 quilômetros por hora. Para uma nave dessas ir da Terra à Lua, levaria menos de sete segundos, de acordo com Sky and Telescope, duas empresas importantes no patrocínio do projeto que utiliza arduino.

Essas são velocidades e distâncias da qual nenhuma espaçonave de qualquer tamanho alcançou antes na história da huminidade. Atualmente, até onde temos registro da nave que foi mais longe já construída foi a Voyager 1, da NASA, lançada em 1977, que só chegou ao espaço interestelar alguns anos atrás.

Por enquanto, as naves de arduino Sprites estão descansando na órbita terrestre bem baixa. Elas foram lançadas no dia 23 de junho em um foguete indiano chamado Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV). A Breakthrough Starshot declarou que um segundo satélite será lançado em breve.

 

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *