Descubra como é feito um arco recurvo de madeira, o famoso arco mongol

arco mongol feito de madeiraNesse artigo vamos te mostrar como é feito o arco mongol, um dos arcos de madeira mais resistentes e versáteis conhecidos. Clique para saber mais.

O arco mongol é o mais privilegiado em questão de alcance e força, os antigos mongóis desenvolveram esse arco a partir de antigas versões do arco persa, porém bastante aperfeiçoado que mais tarde os ingleses adotaram contra os franceses durante a guerra dos cem anos.
As versões antigas desse arco eram feitas com madeira de goiabeira, sendo extraída a madeira a partir de sua fonte ainda viva, e cola de peixe, que funcionava como um “grude” para fixar peças. Muitos desses arcos eram adornados de peles, de cães, raposas e também de cobras do deserto.
Isso dava a aparência não de um simples arco de caça, mas de uma arma poderosa. Nesse artigo, você saberá dos passos de fazer seu próprio arco recurvo, bem conhecido como arco mongol.

arco mongol 1

  1. Compre ou faça uma aduela de alguma madeira resistente.
    É partir dessa peça de madeira que o seu arco será moldado.
    A peça de madeira deve estar no comprimento do qual você deseja que o seu arco tenha, e então deverá ser feita de uma madeira que seja uma madeira forte, flexível e maleável.
    Os tipos Nogueira, teixo, madronho e bordo são todas madeiras boas para se usar para fazer um arco potente e resistente.

    arco mongol 2

  2. Reúna todas suas ferramentas. Machado, morsa de bancada, quadro de moldar arco, suporte de tillering, uma lixa grande e longa, soprador, alguns grampos C tipo sargento e uma faca de tanoeiro, farão com que o processo de moldar o arco de madeira seja muito mais fácil do que usar apenas uma faca de mesa e um objeto grande e redondo.

    arco mongol 3

  3. Faça o contorno do formato de seu arco na peça de madeira. Faça o contorno das lâminas e do apoio da flecha no seu arco, usando um lápis de carpinteiro ou faça o desenho com uma caneta forte. Segure a aduela de madeira em pé com uma mão, e com a outra mão passe a machadinha.
    Faça a as laterais da aduela tão suaves o quanto você puder.
    Você pode escolher os detalhes (lâminas retas, largas ou estreitas) por si. Marque onde que você quer que o punho arco seja.

    arco mongol 4

  4. Teste sua aduela do arco. Certifique-se de que ela vai curvar apoiando a ponta inferior no peito do seu pé, quando estiver segurando a ponta superior com uma mão e puxando a parte de trás da peça de madeira (o lado que fica virado para fora quando você atira) na sua direção. Não force muito o molde do arco, pois isso poderá danificar a sua aduela definitivamente.

    arco mongol 5

  5. Dê forma às lâminas do seu arco mongol. Então após fazer um esboço do seu arco com a machadinha, agora é hora de dar forma às lâminas. Coloque a parte da aduela que será o punho do arco na morsa e prenda-a. Certifique-se de que a parte traseira esteja virada para cima. Pegue a faca de tanoeiro e aplique-a ao longo da aduela com longas passadas. Repita o movimento até que a aduela tenha a mesma espessura que você deseja para o seu arco.
    Lixe as bordas salientes da aduela.
    Caso deixe o seu arco muito fino, isso fará com que a peça de madeira quebre.

    arco mongol 6

  6. Coloque o arco de madeira recurvo no quadro de moldar. Dependendo da curvatura que você quer traçar no arco, você terá que mover o arco para partes diferentes do quadro onde está moldando.
    Para cada lâmina, o arco recurvo tem cerca de duas curvas: a primeira, que sai diretamente do punho; e a segunda, logo em seguida, que vai virando novamente em direção ao punho.
    Use os seus grampos sargento para fixar a aduela no quadro.
    Se tiver algumas dificuldades, utilize então o soprador para aquecer a aduela e então fixe a parte desejada o quadro.

    arco mongol 7

  7. Tire medidas exatas para montar seu arco de madeira mongol recurvo. Ambas as lâminas do arco de madeira devem ficar o mais igualmente encurvadas possível. Para garantir esse detalhe, certifique-se de que esteja curvando a aduela do molde do arco de madeira em distâncias iguais em ambas as extremidades do punho.

    arco mongol 8

  8. Dê tempo para cada uma das curvas se fixar. Tente então deixar cada parte firme no quadro por pelo menos algumas horas. De um dia para o próximo, de preferência. Isso então dará tempo suficiente para que a madeira se fixe na nova posição, e fará com que o arco dure mais tempo e seja mais eficaz.

    arco mongol 9

  9. Entalhe os vincos para a corda. Faça os vincos nas extremidades das lâminas do arco de madeira. São eles que manterão a corda no lugar. A melhor maneira de poder fazer isso é com uma lixa longa e cilíndrica, mas isso pode ser feito com uma faca e uma lixa estreita e plana.
    Então comece fazendo os vincos pela parte interna da madeira para então proteger a integridade da parte externa da mesma.

    arco mongol 10

  10. Faça o tillering do arco de madeira recurvo mongol. É o processo de tillering que dará a puxada para o seu arco, fazendo com que tenha uma potência em libras. Assim que o seu arco tiver o formato que você deseja, ou seja, o formato recurvo tradicional, coloque nele uma corda de tillering. Essa corda deverá ter cerca do dobro do tamanho da corda, da qual será usada no arco. Faça uma volta em cada extremidade da corda, e em seguida coloque-as nos vincos das lâminas.
    Corda de paraquedas serve bem como uma corda de tillering.

    arco mongol 11

  11. Coloque o arco mongol no suporte de tillering. Puxe a corda até um dos vincos próximos à extremidade do suporte. Lento e gradualmente puxe o arco para mais longe da corda, então fique prestando atenção a como o arco enverga.
    O processo de tillering leva muito tempo e é muito gradual.
    Se ouvir qualquer barulho vindo do arco, rapidamente pare, e use a lixa grande para moldar as lâminas um pouco mais.
    O processo de tillering pode levar alguns meses, mas fazê-lo lentamente permitirá que você aumente a puxada do arco até uma boa distância, podendo dar potência ao arco mongol.
    Depois que o processo de tillering for iniciado, você poderá suavizar a parte frontal do arco com uma lixa grande.

    arco mongol 12

  12. Encordoe então o arco. Assim que o arco puder atingir o tamanho de uma puxa aceitável, tire-o do seu suporte e remova a corda de tillering. Coloque a corda do arco. Prenda então as duas voltas nos vincos das lâminas.
    O nylon é uma corda de arco bem popular.
    O arco mongol recurvo de madeira poderá ser encordoado e disparado durante o processo de tillering, embora ainda não tenha chegado à sua potência total; e usá-lo para atirar poderá dificultar o processo de tillering.

    arco mongol 13

  13. Termine o seu arco recurvo de madeira. Faça isso após terminar o processo de tillering, então você poderá adicionar alguma arte, couro ou uma camada protetora ao seu arco, como fazem os mongóis nas estepes.

Jonathan Silva

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *